
09 dez Com a chegada do período chuvoso, famílias marajoaras iniciam o plantio de 235 mil agroflorestais
No dia 04 de dezembro, o projeto Marajó Socioambiental iniciou sua terceira janela de plantio. A primeira comunidade engajada foi a Santana, situada na zona rural do município de Portel (PA). Açaí, cacau, biribá e acapu foram algumas das mudas plantadas no terreno da agroextrativista Erondina Diaquino, que tem 0,5 hectares e comporta 600 mudas agroflorestais.
Até junho de 2025, serão plantadas 235 mil mudas nos municípios de Portel, Breves, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Melgaço e Muaná – área de abrangência do projeto Marajó Socioambiental.
Desde 2022, o projeto já promoveu o plantio de 265 mil mudas agroflorestais, com participação direta de 856 famílias envolvidas nas atividades de plantio e na produção das mudas na fase de viveiro.
Geração de renda – Cerca de R$ 500 mil reais foram repassados às famílias envolvidas na produção de mudas, contribuindo ao fortalecimento organizacional das comunidades parceiras.
O projeto também contribuiu para o maior uso de Sistemas Agroflorestais (SAFs) nas comunidades engajadas, em detrimento das monoculturas de mandioca e açaí que vêm se instalando na região
O projeto Marajó Socioambiental é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA, além da parceria com comunidades, associações e cooperativas dos territórios envolvidos.