Ilha do Marajó - Pará

Ilha, arquipélago e região: o Marajó é três em um

A ilha do Marajó é onde ficam municípios como Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, mais a leste. Na porção oriental, no delta do rio Amazonas, estão as milhares de ilhas e furos do arquipélago que compõem cidades como Breves, Anajás e Afuá. Já o município de Portel não está nem na ilha nem no arquipélago, mas na porção continental, parte da região político-administrativa do Marajó, que totaliza 16 municípios, onde vivem cerca de 577 mil pessoas.

 

Localizada no estado do Pará, a região do Marajó é circundada pelo oceano Atlântico, baía do Marajó, rio Pará e delta do rio Amazonas. Um território maior que o estado do Rio de Janeiro, onde mais de meio milhão de moradores comungam de diferentes trajetórias. Dos povos indígenas que compuseram a região em diferentes períodos históricos, às comunidades quilombolas de vários municípios; das vilas ribeirinhas no curso de rios, furos, baías e igarapés, à população urbana das cidades marajoaras.

 

Todo esse trajeto é conduzido por uma metodologia participativa. Haverá atividades formativas para habilitar atores locais a realizar o plantio de árvores.

 

Pescadores de camarão, caranguejo e pescado; professores, profissionais da saúde e outros servidores públicos. Coletores de sementes, produtores de açaí e vaqueiros estão junto a canoeiros, comerciantes e carpinteiros. Donas de casa, cozinheiros, comandantes e marinheiros. Benzedeiras, parteiras e puxadores, padres e pastores. Uma diversidade de identidades e caminhos com infinitas combinações.

 

Três, quatro, mais de meio milhão em vários Marajós!

Gif animado do Marajó, com árvores brotando ao longo do solo (em dois tons de verde) e ponteiros nos municípios de Melgaço, Portel, Breves, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista e Muaná.

Mapa ilha do Marajó com as localidades atendidas

Ver as ações  em andamento