Equipe da Caixa em visita aos viveiros no Marajó. Foto: IEB

Santo Ezequiel Moreno recebeu visita de comitiva da Caixa em janeiro

Foram positivas as impressões causadas pelos projetos socioambientais da comunidade Santo Ezequiel Moreno, em Portel, junto à comitiva da Caixa Econômica no dia 06 de janeiro.

Durante a visita, o presidente do banco, Pedro Guimarães, conheceu a Cozinha Agroextrativista Iaçá, onde as mulheres da comunidade preparam alimentos saborosos e ricos em nutrientes com base na cultura e na biodiversidade locais. Criada em 2018, a cozinha Iaçá é um dos resultados da parceria entre as Associações de Moradores Agroextrativistas do Rio Acutipereira (ATAA) e do Assentamento Acutipereira (Asmoga), o Fundo Açaí, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Fundo Socioambiental Caixa.

Referência no manejo de açaizais nativos do Marajó, o projeto Manejaí também foi apresentado ao grupo de visitantes. Desenvolvido pela Embrapa em parceria com diversas instituições, a iniciativa já formou centenas de agroextrativistas para a realização do manejo comunitário com o mínimo de impacto ambiental.

Suas premissas envolvem desde o conhecimento das comunidades à organização social para beneficiar localmente o açaí, cuja procura aumentou drasticamente nas últimas décadas. Com base nessas experiências, o viveiro de mudas da comunidade de Santo Ezequiel deve ser ampliado, como parte do Marajó Socioambiental, um novo projeto de Restauração Florestal realizado pelo IEB com o financiamento do Fundo Socioambiental da Caixa.