13 set Projeto inicia articulação com secretarias de educação do Marajó
As agendas envolveram equipes dos municípios de Breves, Portel e São Sebastião da Boa Vista
A equipe do projeto Marajó Socioambiental 2030 iniciou a articulação para a implementação das ações de educação ambiental no arquipélago do Marajó. No início de setembro, houve uma série de encontros com gestores das pastas educacionais e lideranças dos municípios de Breves, Portel e São Sebastião da Boa Vista.
A articulação foi liderada pelo Instituto 5 Elementos, um dos parceiros do projeto, com o objetivo de apresentar a plataforma Educação para a Sustentabilidade, uma das ferramentas que será utilizada no processo de formação e engajamento dos professores e das comunidades nas ações de educação ambiental.
Em Breves, a reunião foi realizada no dia primeiro de setembro, com representantes da coordenação pedagógica de formação de professores. Um termo de parceria está sendo elaborado para formalização da adesão do município.
Portel foi mobilizado no dia dois de setembro, com a presença do secretário municipal de educação, Elias Saraiva, da diretora de ensino, Rosângela Coelho, e dos gestores escolares Renilda Cavalcanti e Rosildo Coelho. Houve indicativo de um futuro envolvimento da secretaria de meio ambiente do município.
Em São Sebastião da Boa Vista, o encontro foi no dia cinco. A agenda foi finalizada com a assinatura da carta de interesse por parte do secretário municipal de educação, Jefferson Patrick.
A plataforma
A plataforma oferece cursos a distância, disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem por meio da tecnologia Moodle. O curso em Educação para a Sustentabilidade é organizado em dez trilhas formativas, que oferecem uma oportunidade de capacitação e atualização nos temas.
O objetivo é desenvolver aprendizagem de processos educativos dentro de uma visão integrada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos anos 2000.
A estratégia é que as trilhas sejam incorporadas nos currículos das escolas, e na cultura das organizações da sociedade civil, governos e empresas. Serão envolvidos professores dos ensinos infantil, fundamental e médio das secretarias de educação dos municípios de Portel, Breves e São Sebastião da Boa Vista, além da Secretaria Estadual de Educação do Pará.
As inscrições serão realizadas em três ondas, com duração de nove meses, a primeira será de novembro de 2022 a julho de 2023; a segunda de fevereiro a outubro de 2023; e a última de janeiro a setembro de 2024.
Professores que participarem do maior número de trilhas irão receber uma premiação, além de certificados das trilhas cursadas.
Engajamento das comunidades
Paralelo às agendas com as secretarias municipais de educação, as comunidades de Santo Ezequiel Moreno, Alto Camarapí e Acangatá também receberam visita da equipe do Marajó Socioambiental.
Além de apresentar a proposta do curso Educação em Sustentabilidade, a equipe visitou os viveiros comunitários instalados no território. Mais de 52 mil mudas já foram plantadas a partir de mutirões comunitários.